Orientadora de Estudos: VANIA MARIA DE SOUZA
VALERIANO
Professora Alfabetizadora: ADRIANA EDNA SILVA
LEOPOLDINO
Turma - 3º
ano
Sequência Didática utilizando um livro das Obras complementares.
Componentes curriculares:
Língua Portuguesa e Arte
Eixos
/Capacidades/Direitos de Aprendizagem
Eixo 1- Compreensão e Valorização da cultura
escrita.
Ø
Desenvolver
capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar.
Ø
Compreender
a natureza alfabética do sistema de escrita.
Ø
Saber
usar o dicionário, compreendendo sua função e organização.
Ø
Compreender
e valorizar o uso da escrita com diferentes funções em diferentes gêneros.
Ø
Conhecer
e usar diferentes suportes textuais, tendo em vista suas características:
finalidades, esfera de circulação tema, forma de composição, estilo, etc.
Eixo 2 - Apropriação do sistema de
Escrita.
Ø
Reconhecer
unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.
Ø
Compreender
a natureza alfabética do sistema de escrita
Ø
Dominar
as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de
modo a escrever palavras e textos.
Eixo 3 - Leitura
Ø
Desenvolver
atitudes e disposições favoráveis a leitura.
Ø
Levantar
e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido.
Ø
Antecipar
sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo
professor ou pelas crianças.
Ø
Ler
textos não verbais em diferentes suportes.
Ø
Antecipar
conteúdos de textos a serem lidos em função de reconhecimentos de seu suporte, seu gênero e sua
contextualização.
Ø
Levantar
e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo que está sendo lido.
Ø
Buscar
pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer
inferências), ampliando a compreensão.
Ø
Buscar
pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer
inferências ampliando a compreensão.
Ø
Localizar
informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos com
autonomia.
Ø
Construir
compreensão global do texto, unificando e inter-relacionando informações
implícitas, produzindo inferências.
Ø
Ler
oralmente com fluência e expressividade.
Ø
Inferir,
pelo contexto o sentido das palavras ou expressões.
Ø
Identificar a finalidade e a função da
leitura, em função reconhecimento do suporte, seu gênero e sua
contextualização.
Eixo 4 – Produção Escrita
Ø
Produzir
textos de diferentes gêneros atendendo a
diferentes finalidades.
Eixo 5 - Desenvolvimento da Oralidade.
Ø
Participar
das interações cotidianas em sala de aula , questionando, sugerindo,
argumentando e respeitando os turnos da fala.
Ø
Planejar
intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debates, contação de
histórias.
Ø
Realizar
com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa da escuta atenta e
compreensão.
ATIVIDADES
1º DIA
- Roda
de conversa (dinâmica de motivação para a história)
- Você se acha muito esperto? Então precisa conhecer o Jabuti do livro
Jabuti Sabido e Macaco Metido. Ele é famoso por sua inteligência, mas há bicho
que duvida da sua esperteza, porque ele é muito devagar.
- Esperteza tem a ver com vagareza?
- Então os animais da floresta decidem fazer um concurso
para ver quem é o bicho mais esperto da floresta.
- Quem será que vai ganhar?
- Apresentar algumas opções de animais para os alunos escolher
aquele que eles acham que será o vencedor e votar.
- Montar uma urna de votação que será aberta no final da
atividade.
- Para ser o juiz dessa eleição o escolhido é o curumim,
filhote de humano e para descobrir quem é o mais esperto ele propõem uma
charada: O que é o que é que fica acima do céu?
- Apresentar a charadinha em cartaz para que os alunos
tentem adivinhar.
- Apresentar a capa do livro e conversar sobre a imagem,
o autor, editora, etc.
- Fazer a leitura parando nos pontos que gerem suspense,
indagações.
2º DIA
- Apresentar
o texto impresso para os alunos:
- Ler
marcando o nome dos animais que aparecem no texto.
- Identificar
começo, meio e fim.
- Identificar
rimas.
- Identificar
compreensão de palavras em destaque.
- Identificar
quem narra o texto.
-
Abrir a urna de votação e fazer o levantamento dos votos dos alunos.
- Verificar
se houve acertadores, qual foi o bicho mais votado.
- JOGO
QUAL É O BICHO?
- Dividir
os alunos em grupo e oferecer um nome de animal da história para que eles
escrevam suas características e depois
deem dicas para que os demais grupos possam adivinhar.
- Pedir
que escrevam o nome do bicho
faltando vogais para completar.
- Procurar
palavras desconhecidas no dicionário: curumim....
3º DIA
- Reapresentar
o texto utilizando data show - power point .
- Pedir
aos alunos que façam leitura individual.
- Fazer
uma lista dos animais e das frutas que aparecem na história.
- SOLETRANDO
EM DUPLAS: Formar duplas e pedir a cada um para escolher uma fruta ou um animal
para que o outro soletre.
- Pesquisar
a origem de algumas frutas que o jabuti ganhou.
4º DIA
- Reler
o trecho da história apresentado em cartaz.
“De
uma em uma ficou com toda a pilha.
Fruta de sobra para ele dividir com os amigos e com toda a família.”
- Pesquisar
significados das palavras em destaque
- Reescrever
frases com a palavra pilha de acordo com a significação correta:
EXEMPLO: Estou uma “pilha”
de nervos.
Comprei uma pilha para a
lanterna.
Vi uma pilha de livros.
-
Colocar a Música: Orquestra dos bichos (Eliana) para audição e análise da
letra.
ARTE: Modelar bichos utilizando massinha.
5º DIA
- Colocar
cenas da história na sequência.
- Imagens
com as cenas da história desordenadas para que os alunos possam ordená-las.
- Organizar os alunos em círculo:
- Colocar no centro vários portadores
de textos como: jornal noticiando o concurso da história do Jabuti, entrevista
com o Jabuti depois que se tornou campeão, bilhete do Jabuti pedindo ajuda para
carregar as frutas que ganhou, auto biografia do Jabuti, convite para festa do
Jabuti.... e pedir aos alunos para
encontrar um gênero pedido.
Produção
escrita individual
O que aconteceu com o Jabuti depois
que ganhou o concurso?
Pedir aos alunos que continue
escrevendo a história e crie um novo final.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ANEXAS)
Jabuti
sabido e macaco metido
Diz
que era uma vez um jabuti muito esperto que morava lá
No
meio da mata, na beira do rio.
Na
mata tinha bichos maiores, feito a anta.
Tinha
bichos mais fortes, feito a onça.
Tinha
bichos mais abraçadores feito o tamanduá.
Tinha
bichos mais fedorentos, feito o quati.
Mas
não tinha bicho mais esperto que o jabuti....
Curumim
chegou e viu os bichos todos reunidos.
Foi
logo começando e perguntando:
─ Qual
a esperteza de vocês? [...]
─ Vamos
fazer uma coisa. Vou fazer uma pergunta bem difícil.
Quem
acertar ganha o prêmio de esperteza.
─ Qual
é o prêmio?
─ Só
pode ser fruta. As melhores da floresta. [...]
No
dia seguinte bem cedo, lá estavam todos os bichos reunidos, na
Frente
de uma pilha enorme.
Tinha
goiaba, tinha coco, tinha manga , tinha banana, fruta-de-conde
E
pitanga, tinha abacaxi e carambola, tinha sapoti e graviola, tinha
Jenipapo,
tamarindo e cajá , tinha caju, jaca e maracujá, tudo quanto
É fruta
boa que der pra se imaginar
1- COMPLETE O TÍTULO DA
HISTÓRIA COM OS NOMES DOS ANIMAIS.
2- CIRCULE OS OUTROS
ANIMAIS QUE APARECEM NO TEXTO.
ATIVIDADE 2
O_____________________
SABIDO E O ____________________ METIDO
Ouvir a música
original e trocar os bichos pelos personagens do livro: Jabuti sabido e macaco
metido.
ORQUESTRA DOS BICHOS
O __________
descobriu que era um gênio musical
Decidiu então fazer uma orquestra
E os bichos reuniu lá no fundo do quintal
Veio bicho da fazenda e da floresta
Começou a ensaiar todo mundo quis tocar
Nunca teve confusão igual a esta
Decidiu então fazer uma orquestra
E os bichos reuniu lá no fundo do quintal
Veio bicho da fazenda e da floresta
Começou a ensaiar todo mundo quis tocar
Nunca teve confusão igual a esta
Uma __________ no
trombone __________no saxofone
E a ______________ foi cantar no microfone
Uma ____________ no trombone galo no saxofone
E a _____________ foi cantar no microfone
E a ______________ foi cantar no microfone
Uma ____________ no trombone galo no saxofone
E a _____________ foi cantar no microfone
Có có có có có có
có có có
Có có có có có có có có có
Có có có có có có có có có
A galera explodiu
foi assim que surgiu
A ___________a cantora mais famosa do Brasil
A galera explodiu foi assim que surgiu
A ___________ cantora mais famosa do Brasil
A ___________a cantora mais famosa do Brasil
A galera explodiu foi assim que surgiu
A ___________ cantora mais famosa do Brasil
O tambor para o
______________,
___________ toca o
violão
O _____________ atacou de bombardino
Pro _____________ o flautim
O _____________ atacou de bombardino
Pro _____________ o flautim
e o ____________ no
tamborim
E o ____________ veio com seu violino
O ___________ no piston ___________ no acordeom.
E o ____________ veio com seu violino
O ___________ no piston ___________ no acordeom.
Na guitarra
o__________ campolino.
O jabuti, a onça, a
anta
O tamanduá, o quati
a cotia, a paca,
o coelho, a raposa
o jacaré cantor,
O macaco, O macaco,
O macaco, O macaco
hu hu hu hu hu hu
hu hu
hu
hu hu hu hu hu hu
hu hu
hu
obrigada, vou fazer com a minha turinha
ResponderExcluirAdorei!Estou trabalhando com os segundos anos...
ResponderExcluir